Desde o início da pandemia em março de 2020, a necessidade de aderir o teletrabalho afetou milhares de brasileiros. Segundo nota técnica publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a adesão ao trabalho remoto foi maior no setor público do que no setor privado. Em junho de 2020, 24,7% dos trabalhadores do setor público estavam trabalhando de forma remota, contra apenas 8,0% de trabalhadores do setor privado realizando as atividades remotamente no mesmo mês.

 

Com isso, o governo federal já informou que só de abril a agosto de 2020 já havia economizado R$1,02 bilhões de reais entre gastos de custeio e auxílios que eram pagos.

Tendo em vista essa economia e a segurança da saúde dos servidores durante a pandemia, o governo federal já anunciou que pretende não apenas continuar, mas ampliar o teletrabalho durante o ano de 2021, ou até a pandemia da Covid-19 se findar.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para os servidores que estão nesse sistema de trabalho, para que a jornada seja mais confortável e produtiva.

 

Monte um ambiente de trabalho em casa

 

Busque na sua casa um ambiente calmo, e com boa iluminação, e crie ali um ambiente de trabalho. Não precisa ser muito elaborado, apenas uma mesa e cadeira confortável vão te ajudar a ter mais foco. Se possível, coloque um apoio no pé também, ele irá te ajudar com a sua postura. 

 

Outro ponto importante é: não crie esse ambiente no quarto, para que o local não te dê sono. Um ambiente montado com o objetivo no trabalho deixará seu dia mais organizado e o seu trabalho fluirá melhor.

 

Não fique sentado por muitas horas seguidas

 

Mesmo em casa, não esqueça de fazer pequenas pausas. Levante, se alongue, caminhe um pouco e se movimente. Ficar muito tempo sentado na mesma posição faz mal e pode acarretar em dores no corpo.

 

Não esqueça de manter uma alimentação saudável e beber água

Lembre-se de manter uma alimentação saudável durante o período de trabalho.

Ao trabalhar durante horas seguidas temos a tendência de esquecer de comer e nos hidratar, para evitar isso mantenha snacks saudáveis por perto, ou coloque despertador de 3h em 3h para comer alguma coisa (de preferência saudável, claro). 

O mesmo vale para a água, manter uma garrafa de 500ml ou mais por perto te ajuda a lembrar de beber água sem precisar pausar o trabalho para isso, e ainda te mantém hidratado.

 

Use a tecnologia a seu favor

 

A tecnologia é uma grande aliada do setor público, mas no ano de 2020 se mostrou ainda mais essencial. Com a possibilidade não apenas de contato imediato com outros servidores e gestores, ela vem na facilitação da tramitação de documentos tornando processos que levavam dias em apenas cliques, além disso trazendo a segurança da rastreabilidade o que impede a perda de documentos importantes e a facilidade para os servidores, que estão em teletrabalho, de saber o andamento dos processos em que estão trabalhando.

A opção de assinatura digital também vem como uma facilidade importante, visto que sua validade faz com que setores públicos possam resolver questões de maneira mais rápida e sem contato físico.

 

Gostou das nossas dicas? Siga nosso instagram @solucoesdigix para saber mais e acompanhar todas as novidades sobre tecnologia e agilidade para o governo.