O sonho da casa própria faz parte do imaginário de muitos brasileiros. Por isso, é fundamental que a gestão de programas habitacionais seja feita de forma responsável e transparente.

Em um cenário de instabilidade econômica, é preciso muito planejamento para que o lançamento de um projeto habitacional pelo poder público esteja dentro das melhores práticas. Assim, os beneficiados terão mais condições de receber o imóvel no tempo previsto e evitar gastos desnecessários com o aluguel.

Neste post, destacaremos diversos fatores que contribuirão para que iniciativas voltadas à construção de moradias pelo setor público sejam executadas corretamente. Confira!

Entenda como funciona um programa habitacional

Os programas habitacionais consistem em uma ação governamental que prioriza tornar acessível a moradia para os cidadãos. Eles são divididos por faixa de renda. Sendo assim, cada grupo de população tem condições e benefícios diferentes, de acordo com a limitação financeira.

Cada agência de habitação apresenta uma forma de inscrição que, em sua maioria, pode ser online, por meio de um computador ou celular. Também podem ser feitas inscrições na modalidade presencial, nos postos de atendimento.

É fundamental que todas as informações repassadas à população sejam didáticas e claras. Com essa postura, a gestão de programas habitacionais evita dúvidas sobre o processo de inscrição dos participantes e de seleção dos beneficiados.

Aposte na tecnologia como protagonista no processo de seleção e inscrição

O setor público brasileiro pode contar com o avanço tecnológico para ser mais ágil no atendimento das demandas da população. Uma prova disso é que o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (MS) usa uma ferramenta tecnológica para gerenciar um programa habitacional que já recebeu mais de 243 mil inscrições, sendo que, desse total, mais de 37 mil foram realizadas de forma autônoma diretamente pela população, nos últimos 04 anos.

Uma iniciativa desse porte, sem dúvida, não pode ser feita sem contar com recursos de tecnologia da informação de alto nível. Isso porque o processo de seleção das famílias exige uma análise dos inscritos e um cálculo para verificar a pontuação dos participantes. Essas atividades devem estar de acordo com a legislação atual, o que torna o processo ainda mais complexo.

Com um software bem elaborado, é possível tornar o processo de inscrições mais eficiente e simples para a população. Além disso, é viável economizar recursos no deslocamento de pessoal para dar assistência aos interessados, o que possibilita reduzir a intervenção humana no fornecimento de informações.

Saiba como um sistema pode facilitar a gestão

A gestão de programas habitacionais pode ser aperfeiçoada com o investimento no sistema Habix, da Digix. A ferramenta se destaca por apresentar algumas funcionalidades, como o Módulo Inscrição Online.

Ele foi criado como uma forma mais eficiente para cadastramento e armazenamento de dados dos candidatos, auxiliando a Agência de Habitação Popular do Mato Grosso (AGEHAB) na tomada de decisões por disponibilizar essas informações de forma visual, organizada e sempre à disposição.

As inscrições podem ser realizadas por dois modos. No primeiro, a família interessada se desloca até um dos pontos de atendimento da AGEHAB, onde um servidor auxilia na efetivação do cadastro. No outro, a inscrição é de responsabilidade do usuário, pois ele utiliza a plataforma online para se inscrever, dispensando a necessidade de se deslocar a um local de atendimento.

Nas duas formas de inscrição, são coletadas informações referentes a diversos aspectos de uma família, como:

  • condição da moradia atual;
  • faixa de renda;
  • tipos de projetos de interesse;
  • presença de pessoas idosas ou com deficiência.

Esses dados são fundamentais para aplicar os critérios de seleção dos programas, previstos na lei.

Seleção

O Módulo Seleção é responsável por escolher as famílias de acordo com os critérios e prioridades que são definidos na legislação, garantindo integridade, transparência e eficácia no processo.

Para verificar o número de cadastros disponíveis de forma antecipada, é utilizado o Relatório de Demanda. Esse documento ajuda a criar ações que possam contribuir para o sucesso da seleção, como campanhas de mídia para estimular novas inscrições e atualizações de cadastros antigos.

Para a gestão de programas habitacionais ser bem realizada, é crucial adotar critérios bem definidos. Pensando nisso, a ferramenta tem a opção “Parâmetros”, que viabiliza um servidor cadastrar os critérios e porcentagens de prioridades, de acordo com as normas e legislações vigentes, sejam de âmbito nacional, estadual ou até mesmo municipal.

Esse recurso faz com que essas informações possam ser atualizadas sempre que necessário, sem prejuízo das seleções já existentes. Isso otimiza o tempo de adaptação do sistema às mudanças legais constantes.

Nesse módulo, é possível ainda fazer diferentes tipos de processos de seleção mediante a classificação das famílias, seguindo as pontuações e critérios definidos nos parâmetros (sejam eles de programas subsidiados com recursos federais ou programas próprios). O sistema também efetiva o desempate de acordo com as definições legais, garantindo um processo justo aos candidatos e prático para o gerenciamento dos órgãos públicos.

Contemplados

O Módulo Contemplados facilita bastante a gestão de programas habitacionais, pois identifica os que já foram beneficiados por essa iniciativa anteriormente, mesmo que sejam administrados por outras instituições (entidades financiadoras e agências municipais de habitação).

Essa comunicação é realizada por meio de importação de cadastro, evitando que uma pessoa já contemplada por um benefício habitacional seja novamente selecionada. Isso garante que os recursos investidos alcancem mais cidadãos.

Administração

Esse módulo é crucial para uma boa gestão de programas habitacionais. Um dos motivos é que propicia fazer todas as etapas de gerenciamento dos créditos imobiliários otimizando as atividades envolvidas, como o cadastramento dos beneficiários, dos imóveis, dos financiamentos e das emissões de contratos de financiamentos.

Segurança

O Módulo Segurança possibilita o cadastramento de usuários do sistema Habix, permitindo um acesso segmentado por níveis, de acordo com as funções desempenhadas por cada servidor, garantindo a integridade, segurança e sigilo de informações.

Veja por que vale a pena fazer uma parceria com a Digix

O Habix possibilita uma completa gestão de programas habitacionais, viabilizando o levantamento das demandas para tomadas de decisões estratégicas, a análise e classificação das famílias interessadas, seguindo critérios e prioridades previstos em lei, bem como a transparência dos atos de seleção de forma eficiente e auditável.

Solução de problemas

Se você pretende aperfeiçoar a gestão de programas habitacionais, saiba que o Habix tem condições de resolver diversos problemas, como:

  • dificuldades em atender aos questionamentos por parte da população e auditorias sobre os processos de seleção;
  • custos altos com equipe para atendimento presencial da população na realização e atualização de inscrições;
  • ausência de uma opção de inscrição eletrônica e mobile para atender à população digitalmente alfabetizada;
  • falta de transparência na divulgação de informações sobre os programas habitacionais;
  • erros no processo e perda de tempo devido à realização manual do cálculo de pontuações e desempates por programa, o que gera mais questionamentos por parte dos cidadãos.

Esses fatores mostram que o sistema Habix é ideal para a gestão de programas habitacionais ser realizada de forma mais profissional e adequada pela administração pública, que precisa de ferramentas tecnológicas para estar mais próxima da população.

Se você pretende adquirir o sistema Habix, entre em contato com a equipe da Digix. Estamos à disposição para ajudá-lo a oferecer serviços públicos cada vez melhores!